Algumas plantas são popularmente chamadas de azedinha.
Nesta postagem apresento duas variedades comestíveis que descobri e que particularmente considero extremamente saborosas e são muito resistentes. Continuar lendo:
É essa abaixo.
Infelizmente desconheço o nome científico.
Mas é comestível e uso diariamente na alimentação. Pode ser consumida verde mesmo.
Costuma surgir de forma espontânea pelas ruas e calçadas na região de Florianópolis-SC mas quem me apresentou essa variedade foi uma amigo mineiro e passei a plantar e consumi-la com certa frequência. Veja abaixo outra imagens comparando o tamanho que a folha atinge e a minha mão:
Mas existe outra azedinha(Acetosa Rumex) que ultimamente ganhou bastante atenção no meio científico por ter até 100x mais resveratrol que a uva. Este composto(resveratrol) está relacionado ao rejuvenescimento e a resiliência celular. Experimentos em laboratório demonstram 20% a 40% maior de vida com qualidade em insetos, peixes e roedores.Tem a capacidade de ativar um sistema de proteção celular semelhante ao que acontece quando se faz uma dieta de baixa caloria. Mas sem a sensação de fome obviamente.
Tomei conhecimento dessa planta num canteiro de uma senhora no interior de Santa Catarina e de do artigo científico realizado numa universidade do Rio Grande do Sul evidenciando a presença dessa substância em grande concentração principalmente nas raizes dessa planta.
E gostei muito do sabor, considero a mais saborosa das folhas que já consumi. Lembra uma casca de araça ou goiaba verde. E pode ser colhida e consumida verde.
Tem uma folha pequena e delicada em formato de coração alongado, levemente brilhosa. Sua raiz é semelhante a raiz de uma grama e não é profunda.
Abaixo algumas fotos dessa variedade:
Nota: as imagens são das plantas reais que uso para consumo. Costuma haver variações ou plantas semelhantes e recomenda-se cautela ao ingerir uma planta desconhecida.
Referências e links úteis:
-Dissertação de mestrado sobre o resveratrol da azedinha
-Revista com matéria sobre a descoberta do resveratrol na azedinha (ver Página 6)
-Blog que comenta sobre a azedinha
- Wikpédia comenta sobre azedinha
0 comentários:
Postar um comentário