Você já se fez essa pergunta alguma vez? Porque existem tantas espécies de abelhas sem Ferrão? Para essa o famoso Charles Darwin teve a grande sacada de perceber que as espécies estão em constante adaptação e sujeitas a modificações para perpetuarem. Os vários experimentos realizados e documentados no seu livro: A Origem das Espécies, nortearam esse entendimento. Entretanto segmentos mais conservadores ainda hoje lutam para sobrepor ideais sem fundamento ou razão como o criacionismo. Pois um experimento muito interessante mostra de uma forma clara e documentada que a evolução e a adaptação das espécies é o mecanismo que gera novas espécies. São 25 anos de experimento com a criação de bactérias realizado por Richard Lenski(foto) onde é evidenciado o surgimento de uma variação numa bactéria que passa a consumir o Citrato substancia que antes não era digerida.
Pois bem bactérias, abelhas e humanos sofrem esse mesmo processo de adaptação: ou seja os mais aptos( não necessariamente os mais fortes, como muitos confundem) é que sobrevivem.
Vale muito a pena conferir na integra a matéria e a entrevista sobre o experimento do Richard Lenski que vai nortear o seu entendimento de como as pequenas mutações e variações geraram um leque tão grande de abelhas nativas sem ferrão no Brasil. Deixo também um link com vídeos dos experimentos realizados por Darwin sobre a origem das espécies.
Links em português:
- Matéria 1
-Matéria 2
Links em inglês:
-Vídeo 1
-Vídeo 2
-Vídeos sobre os experimentos de Charles Darwin:
0 comentários:
Postar um comentário