Nessa postagem pretendo fazer uma coleta de dados referentes as minhas percepções.
O propósito é avaliar o manejo das abelhas e servir de consulta para demais criadores. veja mais detalhes abaixo:
Jatais e outras abelhas sem ferrão tem um comportamento de liberar machos que formam nuvens ao redor de da caixa. Eles ficam aglomerados nas horas quentes e vez ou outra fazendo revoadas. Com as jatais e as abelhas mirins esse comportamento é bem perceptível e chega a durar 1 a 2 semanas.
Como a princesa que está na caixa ainda não virou rainha elas costumam sair para fazer o que é conhecido como voo nupcial. A princesa sai e faz o acasalamento externamente e depois retorna a caixa para amadurecer(cresce o abdome) e começar a postura.
Esse também é um sinal que você pode dividir sua colônia e caso não faça elas naturalmente vão colonizar algum cantinho por perto, se por uma caixa isca pode capturar nesse período.
As fotos foram tiradas de uma caixa que foi feita divisão e os machos estão rodeando a colônia filha. Veja mais fotos do mesmo caso abaixo:
Algumas plantas são popularmente chamadas de azedinha.
Nesta postagem apresento duas variedades comestíveis que descobri e que particularmente considero extremamente saborosas e são muito resistentes. Continuar lendo:
No vídeo acima o criador de abelhas ápis e pesquisador sobre árvores comenta que duas(2x) árvores mais eficientes na geração de alimento para abelhas comparadas a vegetação rasteira.
Comparativo:
-Sweet clover(nome da plantinha)
200lbs/acre (plantas rasteira que produzem bastante flores)
-American Basswood(nome da árvore)
1200lbs/acre (2x árvores melífera crescida )
Mesmo tratando-se das medidas americanas, plantas típicas desse região e de um estudo direcionados a abelhas com ferrão podemos aplicar a lógica para as ASF. Assim temos a referência que duas árvores tem o potencial 6x maior para geração de comida para abelhas que a uma mesma área plantada com forrageiras.
Assim caso não tenha muito espaço ou queira produzir 6x mais alimento em um mesmo espaço para suas abelhas recomenda-se uma árvore grande e que seja melífera.
Como o Brasil tem regiões muito diversas é recomendado verificar que arvores melhor se adaptam a seu clima e que são boas produtores de flores e que as abelhas que vc tem gostam depois plantar.
Outro comentário importante no vídeo é: diversificar em arvore, arbustos e forrageiras e assim criar um pasto apícola que está sempre ofertando alimento e com diversidade nutricional.
A Caliandra Vermelha(Calliandra dysantha Benth ) é uma planta nativa, típica do cerrado e tem uma boa produção de mel na base da flor composta. Produz flores praticamente o ano todo e com grande intensidade.
Essa esponja vermelha força a abelha a receber pólen que fica na ponta de cada "cabelo" para facilitar a fecundação cruzada. Mas apesar de ser muito bom para a planta as abelhas tem uma certa dificuldade para acessar o néctar que é abundante. Mas é o preço por uma produto tão valioso.
Trata-se de uma boa quantidade de néctar para as abelhas mas não produz pólen para ser coletado.
Tenho varias abelhas sem ferrão e a única até o momento que se interessa pela Caliandra são as mirins e algumas vespas de tamanho parecido.
É uma planta muito resistente a variações de agua e temperatura. Não demandando muita atenção para uma boa florada. Pode ser uma opção interessante para criadores como fonte garantida de néctar para as mirins.
Nesta postagem faço uma coleta de imagens e dados sobre animais e bichos em geral que aparecem nas proximidades do meliponário. Veja mais fotos abaixo:
Abelha uruçu fazendo disco helicoidal não é algo comum.
Troquei de lugar a caixa com uma boca de renda e agora há as duas abelhas. Mas a postura é de nordestina. Nem a nordestina mãe, nem a boca de renda mãe fazem helicoidal.
Isso seria um padrão genético ou uma variação por algum outro motivo?
Algumas espécies tem como padrão fazer discos helicoidais mas as uruçus até então nunca ouvi falar de ser capaz até constatar em uma das minhas revisões periódicas.
Vou acompanhar o desenvolvimento dessa colônia e de suas filhas para ver se isso é passado para as filhas ou é apenas uma variação de comportamento momentânea. Veja abaixo mais fotos
O mel da abelha limão ou iratim tem gosto bem intenso, bem ácido e cor de vinho. Não pude perder a oportunidade de provar e como cada mel de abelha sem ferrão tem um gosto único com as abelhas limão não foi diferente. Há quem diga ser tóxico mas provei e achei super normal sem nenhuma reação negativa.
Há potes que possuem apenas mel e outros que tem mel e o pólen mas bem pastoso quase tão líquido quanto o mel. Essa é uma das poucas abelhas que estoca pólen dessa forma.
A ressalva é que essa abelha vive de saquear as demais abelhas. Seria uma abelha pirata por natureza então não é indicado ter essas abelhas próximo do seu meliponário pois pode provocar a morte de algumas caixas. Veja mais fotos abaixo do mel sendo coletado
Que tal um pé de maçã em casa? Após viajar para regiões mais frias pude ver na porta de casas como é bonito um pé de maçã e decidi plantar uma. Algumas investigações e descobri que: Sim! É possível ter um pé de maçã frutificando pela semente. Abaixo mostro o procedimento técnico.
Mosca do lixo coloca ovos que costumam superar as proteções das caixas e chegar até o lixo das colônias. Lá se desenvolve comendo o lixo das abelhas. Costuma não ser um problema mas tem uma aparência não muito agradável e há quem diga que em maior quantidade pode comer até os discos de cria.
Mas é fato que são muito comuns nas caixas que habitam áreas de mata.
Não é é necessário remover se são poucos indivíduos, mas costuma ser um indicador de uma caixa muito úmida(respirando pouco). Mas a depender do local que cria suas abelhas vai ser natural elas serem visitadas por essas moscas.
Provavelmente você já se fez essa pergunta: Qual o melhor lugar para instalar minha caixa de abelha?
Após criar e observar as abelhas na natureza cheguei a algumas conclusões e vou detalhar essa percepção para que possa ter melhor desempenho da sua colônia.
Muitas vezes o lugar certo pode fazer a diferença entre uma caixa estar sempre forte e cheia de mel e uma colônia fraca. Veja abaixo como escolher o lugar das abelhas.
O Cappas é um pesquisador na área de insetos que tem dado grande contribuição no entendimento da dinâmica das colônias.
Baixo alguns vídeos palestras e entrevistas que vão auxiliar no entendimento das abelhas sem ferrão.
Como funciona a postura e importância do cheiro da rainha que estabiliza a colônia.
Estive analisando o estudo do pesquisador do vídeo link1 e Link2 abaixo e me veio a mente que a abelha deve ter uma relação entre numero de indivíduos e volume escolhido ao nidificar. Continue vendo abaixo:
Para acessar os arquivos basta clicar na foto(acima) ou no link abaixo: Livros sobre Abelhas sem Ferrão Download- Aqui
Nota: Os arquivos foram conseguidos pela própria internet.
Fez-se uma coletânea para facilitar os iniciantes e pesquisadores que podem encontrar um banco de dados bem completo. A proposta é democratizar o acesso ao conhecimento.
Caso algum material o autor não permita a divulgação basta entra em contato que removemos.
Façam bom uso!
Veja também outros livros que podem ser adquiridos pelas editoras Abaixo:
Somos o site Brasilbee e Loja Brasilbeededicado a criação, divulgação e comércio de Abelhas Sem Ferrão(ASF).
Venda de colmeias, caixas e produtos para a criação de abelhas sem ferrão. Venda de mel e derivados de abelhas apis melifera(com ferrão)
A Loja:
Estamos localizados em Florianópolis-SC
Fazemos entregas para toda região da Grande Florianopolis-SC
As compras são feitas diretamente por: e-mail,Whatsapp ou celular
Contato para compra:
E-MAIL: brasilrobotics@gmail.com
Cel: (048) 99942-3061
Serviços prestados pelo Brasilbee:
-Venda de caixas matrizes para criação de abelhas sem ferrão (ASF)
-Palestras e minicursos.
-Desenvolvimento de tutoriais e vídeos
-Consultoria na implantação do seu meliponário. -Venda de mel e derivados de abelhas apis melifera(com ferrão)
Você já se fez essa pergunta alguma vez? Porque existem tantas espécies de abelhas sem Ferrão? Para essa o famoso Charles Darwin teve a grande sacada de perceber que as espécies estão em constante adaptação e sujeitas a modificações para perpetuarem. Os vários experimentos realizados e documentados no seu livro: A Origem das Espécies, nortearam esse entendimento. Entretanto segmentos mais conservadores ainda hoje lutam para sobrepor ideais sem fundamento ou razão como o criacionismo. Pois um experimento muito interessante mostra de uma forma clara e documentada que a evolução e a adaptação das espécies é o mecanismo que gera novas espécies. São 25 anos de experimento com a criação de bactérias realizado por Richard Lenski(foto) onde é evidenciado o surgimento de uma variação numa bactéria que passa a consumir o Citrato substancia que antes não era digerida.
Pois bem bactérias, abelhas e humanos sofrem esse mesmo processo de adaptação: ou seja os mais aptos( não necessariamente os mais fortes, como muitos confundem) é que sobrevivem.
Vale muito a pena conferir na integra a matéria e a entrevista sobre o experimento do Richard Lenski que vai nortear o seu entendimento de como as pequenas mutações e variações geraram um leque tão grande de abelhas nativas sem ferrão no Brasil. Deixo também um link com vídeos dos experimentos realizados por Darwin sobre a origem das espécies.
Links em português: - Matéria 1 -Matéria 2
Links em inglês: -Vídeo 1 -Vídeo 2 -Vídeos sobre os experimentos de Charles Darwin:
No Vídeo 1 acima vemos como é feito o beneficiamento do mel com banho Maria.
No Vídeo 2 abaixo vemos o processo com o tratamento térmico dos vidros semelhante ao processo de fabricação de geleias e compotas.
OBS: Particularmente tenho evitado esse procedimento de aquecer pois o mel é rico em microrganismos e substancias que tem uma função natural e que podem ser termo-instáveis(suponho). Então recomendo o consumo em natura ou guardar na geladeira e usar normalmente. Ainda não tive problema de mel estragar mesmo fora da geladeira por esquecimento e uso diário no pão.
Veja o link para os vídeos abaixo: -Video 1
-Video 2
Esses vídeos são da TvAgro da Colômbia que possui um acervo de vídeos(em espanhol) interessantes sobre abelhas sem ferrão.
No estado da Bahia - Brasil o procedimento de retirada do mel foi regulamentado e pode ser visto no link: Portaria ADAB Nº 207 DE 21/11/2014
Fiz um facas para durar e que ofereça capacidade de cortar lenha, pequenos entalhes e combate ou caça(caso necessário).
A lamina foi feita como a barra de ferro de uma lima. Esse metal já é temperado e tem uma dureza muito boa.
Novas facas com tamanhos diferentes serão feitas e estarão disponíveis na loja do site para venda. Para quem trabalha no campo serão facas muito funcionais e que devem durar por gerações.
Essa eu uso para abrir a tampa propolisada da caixas de abelhas sem ferrão. Veja abaixo mais fotos e detalhes do projeto:
Essa é uma colmeia fruto de uma divisão recente(3meses) de abelha Manduri( Melipona Marginata) de cor mestiça(negra com pelos alaranjados). Mas algo estranho aconteceu! Surgiram abelhas completamente amarelas na colmeia.
Toda a cera proveniente de captura e colônias mortas pode ser limpa para devolver as abelhas ou servir de matéria prima para velas e outros produtos com cera.
Nesse reciclagem foram usados rejeitos de Tubuna e Jatai num total de 140g de cera limpa.
O procedimento que faço para limpar a cera basicamente é por toda a cera numa panela com água e por tudo para ferver. Depois de esfriar a cera fica boiando e agua retém as impurezas. Esse procedimento pode ser feito até obter uma cera bem limpa. Veja mais fotos abaixo