Certamente você já se perguntou se na região que você mora tem florada suficiente e se as abelhas voam muito longe. Não?
Essa pergunta pode ser respondida pelas próprias abelhas basta você saber o "idioma das abelhas".
Vou mostrar aqui como fazer isso e fazer outras considerações com base nesses dados.
Veja mais abaixo...Uma abelha campeira sai da colônia a procura de alimento ou fonte de recursos e ao retornar precisa informar as demais onde exatamente está a fonte de alimento, para isso ela usa uma espécie de "dança" que é chamada de "Waggle Dance" exatamente por que o som gerado pela abelha ao dançar é similar ao pronunciar: "Waggle".
A regra básica da dança é posicionar a cabeça na posição solar(ângulo 0°) e girar a cabeça até o ângulo(270°) onde a fonte nutricional se encontra. Depois basta vibrar emitindo o som "Waggle" por um determinado tempo. Sendo que a cada 1s temos uma equivalência em metros de 750m. Ou seja para cada 1m percorrido pela abelha ela vibra 1,333 Milissegundo, o mesmo que 1m/1,33ms ou ainda: 1m/1,33 x(10^-3)s.
A imagem abaixo mostra uma ilustração que descreve esse exato roteiro de viagem.
Então a abelha faz essa dança e caso dance muitas vezes estará reforçando para as demais o nível de relevância dessa informação(pouca ou muita comida).
Essa dança é composta de: direção(horizontal), sentido(esquerda 270°), tamanho(750m) e um número de repetições que é a relevância dessa informação. Matematicamente temos um vetor que expressa informações em espaços de diferentes dimensões.
Resumindo: Vet<direção,sentido,tamanho,relevância>
Assim a segunda abelha que recebeu a informação da campeira que dança, compara as rotas de maior relevância e parte para a de maior interesse.
Por sua vez ao sair da colônia a abelha visualiza sua rota em relação ao sol. Como é ilustrado na imagem abaixo:
Agora que sabemos decodificar essas rotas basta um esquadro, um relógio e coleta de uma grande quantidade de dados ao longo de vários meses para analisar onde as abelhas vão.
Abaixo uma imagem do esquadro e a coleta manual em tempo real desse dado.
Depois da coleta plota-se esses dados num gráfico radial com as distâncias percorrida pelas abelhas.
Notamos que no mês de agosto elas trabalharam até 6km e no mês de março ficaram restritas a um raio de 2km.
Colocando esse mesmo gráfico no Google Maps onde a caixa da abelha está no centro do grafico sabemos exatamente onde estão as fonte de alimento e a exata localidade do apiário em função dos meses.
Como pode ser visto na imagem abaixo:
Ou seja já sabemos que até 6km elas tranquilamente vão coletar. Mas e porque essa variação tão grande de comportamento de distancia? Nota-se que em agosto na região que essa colônia se encontra a florada é muito baixo e as abelhas precisam competir por flores. Já no mês que março há o pico da florada então as flores competem pelas abelhas, assim não precisando ir longe para coletar.
Ressaltando que para o clima do Brasil região Sul teríamos o comportamento contrario já que nossa primavera é em agosto e o inverno começa em março.
O vídeo(ingles) que evidencia esses dados pode ser visto na integra abaixo:
Já em um outro vídeo relata-se que existem registros de até 14km.
Obviamente o que aconteceria em situações de grande necessidade.
Veja a imagem abaixo que mostra o momento em que é relatado esses valores:
Link desse vídeo no youtube: Biology of the Colony - Aqui
Minhas considerações extra:
Com base nesses dados vou fazer algumas considerações sobre algo que tenho notado com as ASF(abelhas sem ferrão).
Bem no inicio da manhã quando o céu começa a mudar de cor que costuma ser entre as 5:30 e as 6h as abelhas como Mandaçaia(MQQ) e outras ASF retornam do campo em grande número. E obviamente dormiram no campo e não não na caixa. Esse fenômeno é facilmente notado quando se tem muitas caixas próximas ou quando vc fecha a entrada da colônia numa noite e pela manha surgem abelhas tentando entrar. Então pergunto: Porque as abelhas dormem em campo?
Para nortear essa pergunta decidi fazer umas contas para avaliar o tempo gasto para uma abelha se deslocar de um ponto a outro.
Uma rápida pesquisa na internet me sugere que a velocidade média de uma abelha é de 25km/h. Havendo flutuações para mais quando sem carga de alimento e mais próximo dos 25km quando com carga.
Mas vamos considerar esse valor como uma constante para facilitar nosso estudo.
Sabendo que a abelha percorre até 6km e que viaja a 25km/h quanto tempo leva a uma abelha para sair e voltar com alimento?
sendo:
25km--------1h
E tendo 1h=60min
temos:
25km-----60min
6km------X
X=(6x60))/25
X=20min
Logo temos que a abelha gasta aproximadamente 20min a cada 6km percorridos.
Como ela precisa ir voltar o que da 12k temos um trajeto de 40min o que é um tempo considerável para a realização de atividades e certamente gera um grande desgaste e baixo rendimento na coleta já que parte da energia(mel) é gasta para realizar o trajeto.
Mas o tema central é saber porque uma abelha não chega a tempo e dorme no campo. Note então que uma abelha ao fim do dia que vai fazer sua ultima jornada percorre os 6km e lá o Sol ainda fornece uma claridade que permite a abelha trabalhar tranquilamente, mas com o movimento do sol o local da caixa já se encontra em área mais escura e ao tentar voltar a abelha tem um trajeto de 20min em penumbra podendo não conseguir voltar a tempo já que elas não conseguem voar no escuro fincando assim no campo aguardando o nascer do Sol para regressar e finalizar sua jornada.
As informações e imagens aqui apresentas foram extraídas de uma palestra do:
TEDx Talks ,
de título:
Honey bee societies and dance floor democracy | Margaret Couvillon | TEDxHousesofParliament
Link de origem<26/052017>:
https://youtu.be/tcXkQBY0i0k
Os dados sobre velocidade do voo das abelhas foram coletados comparados de:
http://factstore.info/which-of-the-bees-is-the-fastest-or-speed-test-for-honeymakers/
https://www.thoughtco.com/fascinating-facts-about-honey-bees-1968071
http://ucanr.edu/blogs/blogcore/postdetail.cfm?postnum=10898
0 comentários:
Postar um comentário